quarta-feira, 9 de julho de 2008

Introdução

De repente o vento cessou e logo um calor insuportável foi tomando conta do ônibus, o suficiente para que todos, aos poucos, fossem acordando e, em pensamento, embora lento, porém coletivo, a quase certeza de que o ônibus quebrara. Era só que faltava após uma madrugada fria e desconfortável cruzando uma esburacada BR 101 em território baiano. Mas quebrado mesmo, foi o tal pensamento coletivo, talvez já pela influência do Bom Jesus da Lapa e, na prática, pelo semblante agradável do motorista que, anunciou em alto e bom som que estávamos na divisa dos estados de Sergipe com Alagoas, em meio ao Rio São Francisco ou o Velho Chico, como ele mesmo disse. Do azul para o verde claro que por sua vez se misturava ao azul escuro. Essa era a coloração inexata do imenso espelho d’água. Tal magnitude fez-me extasiado e, paralelamente, excitado a saber mais sobre aquele rio, afinal, tudo o que eu sabia desde pequeno sobre o Rio São Francisco, limitava-se a sua importância em quanto bacia hidrográfica para o país. Mas olhando de frente, nunca ousaria acreditar que aquela grandiosidade poderia ater-se somente aos números de sua extensão, das represas e dos estados ao qual suas águas servem para gerar energia, irrigar o faturamento do agro - negócio ou mesmo para matar a sede e a fome dos irmãos sertanejos. Sem dúvida sua verdadeira riqueza estava oculta rio adentro, preservada pelo seu povo, imensurável e, desconhecida pela maioria dos brasileiros. Era janeiro de 2006 e eu estava de passagem rumo à capital pernambucana. Aquele momento iria se estender. Posso parecer um louco para maioria, mas não era da sala de aula ou conectado à internet por período integral que eu saciaria minha excitação em conhecer a essência do Velho Chico. Era necessário ir a campo e, isso implicaria em outros setores da vida, pois bem, o fiz. Despedi-me dos colegas de trabalho, abri mão de possíveis oportunidades profissionais e botei o pé na estrada. Poderia ter escolhido qualquer outro tema, como samba, futebol ou violência, ficado pelo Rio de Janeiro mesmo, mas, o Brasil é majestoso em cada metro quadrado, precisa ser estudado e popularmente conhecido.

10 comentários:

Unknown disse...

AI FIQUEI MUITO FELIZ POR VC MEUS PARABENS UM GRANDE ABRAÇO ......

Unknown disse...

Olá, parabéns pela grande empreitada. Vc vai longe. Lembre-se sempre de colocar Deus em tudo que vc almejar e tenha fé sempre, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Boa sorte e fique na paz.

Unknown disse...

meus parabens, torço muito por vc, boa divulgação la em Sampa, dp a gente marca pra comemorar valeu um grande abraço

Otimista disse...

É muito bom poder ver que você realmente "corre atrás" de seu objetivo. A torcida é grande e sempre o acompanhará. Conte comigo no lançamento. SUCESSO!
Bjs,
Vera

Ieda disse...

Wesley, sou Ieda, conversei com vc na quinta-feira l� na Bienal. Achei muito interessante o seu trabalho, como disse, sou turism�loga e quanto mais a cultura brasileira for conhecida e estimulada, mais o turismo e o crescimento d receita p/ essas pessoas, t�o precisadas, aumentam. Vc � mais uma testemunha que os nordestinos s�o muito criativos e de uma felicidade sem igual, apesar d seus problemas! Gostei muito da sua iniciatia de doar parte da renda do seu projeto para essas comunidades! Muito sucesso p/ vc!!! bj�o

Ieda disse...

qlq coisa meu e-mail é ieda.torres@hotmail.com

Anônimo disse...

PARABÉNS WESLEY !!! BONITO TRABALHO.

DESEJO SUCESSO NA VIDA.

ABRAÇO, LEANDRO MIRANDA - FACHA - MB.

Cecilio Almeida Matos disse...

SENTI A MESMA PAIXÃO E A MESMA EMOÇÃO GRANDIOSA QUANDO VI PELA PRIMEIRA VEZ, EM PAULO AFONSO, O RIO SÃO FRANCISCO.

PARABENS PELO SEU BLOG...

Cecilio Almeida Matos disse...

POR SINAL TENHO UM PROJETO GRANDIOSO..MUITO GRANDIOSO MESMO PARA PAULO AFONSO, DE PORTE NACIONAL OU ATÉ INTERNACIONAL...PODERIAMOS JUNTOS TRATAR DO ASSUNTO.
ABRAÇOS

Maria & coisas e tal disse...

PARABÉNS PELO TRABALHO, FIQUEI MUITO EMOCIONADA DE VER MINHA LINDA CIDADE NA CAPA DO LIVRO. E QUE RIO LINDO HEIM? SÓ PESSOAS ILUMINADAS POSSUEM ESSA CORAGEM E INICIATIVA DE REALIZAR UM TRABALHO DESSES.
ABRAÇOS.