sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sinopse

Bacia do São Francisco. Rio da Integração Nacional, responsável por banhar cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em todo o seu curso, há cinco grandes barragens: Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e, muito em breve, Cabrobó. Cidade pernambucana onde o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva iniciou as obras de transposição do rio, com o objetivo de levar água ao sertão nordestino que, desde a sua idealização, é motivo de forte discussão entre governo, ambientalistas e sociedade. Dados esses, tornam-se coadjuvantes diante da verdadeira riqueza existente pelos 2700 km de extensão do Velho Chico, como é carinhosamente chamado. De aluvião em aluvião, esse estudo pretende resgatar a vasta cultura ribeirinha ainda presente. Expressada através das danças, festas populares, religião, artesanatos, costumes, mitos e lendas, assim como sua particularidade no falar. O Romance Ribeirinho, imortalizado nas obras de muitos historiadores e estudiosos em geral, entre eles, os escritores Rachel de Queiroz, com “Dora Doralina” e, João Guimarães Rosa em: “Grande Sertão: veredas”, obra estudada e reconhecida no campo das ciências humanas e sociais ganhando foro de universalidade no mundo inteiro e, hoje, tão pouco disseminada em nossas escolas e universidades. E nessa imensidão de vidas ligadas à água, percorreremos parte da nossa história, na pura essência do homem Ribeirinho, testemunhada através do tempo pelo bom e Velho Chico.

7 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza estarei lá Wesley, e como o trabalho é muito bom estou divulgando por conta própria.
Parabéns meu amigo.
ASS: Bruno Villas-Bôas (Planejamento JWT)

Anônimo disse...

WESLEY,
CARA, ME SINTO MUITO ORGULHOSO DE SER SEU AMIGO, ESSA OBRA É FANTÁSTICA, SUA DESCRIÇÃO SOBRE O ASSUNTO, SUA SEGURANÇA VIVENCIADA ÀS MARGENS DO RIO. PEÇO, DESCULPAS POR NÃO TER TIDO TEMPO EM TER IDO NO LANÇAMENTO, MAS AQUI FICA UMA GRANDE ADMIRAÇÃO POR ESTE BELÍSSIMO TRABALHO. TENHO CERTEZA, QUE VOCÊ IRÁ COLHER OS FRUTOS, PELA DEDICAÇÃO À OBRA. PARABÉNS, QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO, E SE PRECISAR DE ALGO MEU AMIGO VOCÊ SABE ONDE ME ENCONTRAR...
MARCOS FERREIRA

Anônimo disse...

Wesley,

Parabéns pelo pré-lançamento. O clima estava ótimo, as pessoas super interessadas no assunto e a palestra foi muito esclarecedora e divertida. Nota dez. Em São Paulo, estaremos juntos novamente.

Forte abraço e até a Bienal!

Andre Sampaio

Anônimo disse...

Olá Wesley td bem?
Estive na bienal do livro no domingo 24/08 e simplesmente me apaixonei pelo seu trabalho. Fui com a menina de uniforme lembra?rsrs Então vamos falar com nosso professor pra ver se conseguimos marcar uma palestra na faculdade com você,estou fazendo um trabalho e gostaria de saber se você pode me responder algumas perguntas...por exemplo como foi pra você fazer esse trabalho? qual a reação da sua família? se eles foram contra o seu trabalho? e se você teve o apoio de alguém? qualquer coisa entre em contato comigo.
meu email: mary_amalukete@hotmail.com
obrigada e sucesso pra você
Mariane

Bruno Cazonatti disse...

Te amo!

Anônimo disse...

FICO IMENSAMENTE CONTENTE POR VER UMA INICIATIVA TAO BELA DE SE REFERIR AO RIO SAO FRANCISCO COM UMA ENFASE NOTORIAMENTE POSITIVA. PENA SABER QUE ESTAMOS SUJEITOS A ESTA TRASPOSIÇAO QUE, NO MEU PONTO DE VISTA, NADA MAIS E DO QUE UMA MANOBRA POLITICA. MAS... NEM TODOS VEEM ASSIM. ENFIM, A VIDA CONTINUA PRA TODOS! VAMOS VER EM QUE VAI DAR. AXE!

http://sumidadeprerrogativa.blogspot.com/

Robson Freire disse...

Parabéns!